SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Simples como uma torradeira: um estudo sobre o computador no cotidiano da nova geraçãoRelato de pesquisa: a influência do contexto ambiental nos trabalhadores off-shore de uma plataforma petrolífera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MANCEBO, Deise. Modernidade e produção de subjetividades: breve percurso histórico. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 100-111. ISSN 1414-9893.

O trabalho problematiza uma das categorias fundadoras da psicologia - o “indivíduo” -, através de um aporte histórico. Primeiramente, reconhecendo os efeitos ideológicos da preeminência da representação do indivíduo como valor - oposto ou antagônico ao da sociedade - no âmbito da cultura ocidental moderna, analisa a formação dessa subjetividade individualizada na modernidade, com a definição de algumas características básicas que lhe foram dando contorno e densidade. Apresenta a modernidade como um momento específico de hegemonização da ideologia individualista, através da implantação de instituições políticas crescentemente comprometidas com os valores da liberdade e da igualdade, ou como espaço cultural global de sua afirmação. Discute, a seguir, os processos que têm marcado o conceito de “indivíduo” neste século, sua materialização no capitalismo organizado e, mais recentemente, no neoliberalismo, procurando destacar a retração do conceito sobre si mesmo e o conseqüente empobrecimento da vida cívica e desenvolvimento de uma cultura narcisista.

Palavras-chave : Modernidade; Produção de subjetividades; História; Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português