SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Modernidade e produção de subjetividades: breve percurso históricoOs desafios da psicologia frente à questão ecológica: rumo à complexa articulação entre natureza e subjetividade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PENA, Anderson Córdova. Relato de pesquisa: a influência do contexto ambiental nos trabalhadores off-shore de uma plataforma petrolífera. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp. 112-119. ISSN 1414-9893.

A pesquisa contextualizou o trabalho off-shore de uma plataforma de petróleo, sob a perspectiva da Psicologia Social do Ambiente e da Proxêmica, objetivando investigar as conseqüências do confinamento no trabalho e suas relações com o stress, com as emoções e com os distúrbios do sono nos trabalhadores. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, tendo por instrumentais a entrevista semi-estruturada e a observação participante no tocante à demarcação, personalização de territórios e ao isolamento social. Concluiu-se haver pouca privacidade, invasão do espaço pessoal, indícios de stress e discriminação entre os grupos de trabalhadores.

Keywords : Off-shore; Confinamento; Stress; Sono; Emoção; Espaço pessoal.

        · abstract in English     · text in Portuguese