SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Quem disse que é proibido ter prazer online?: identificando o positivo no quadro de mudanças atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NEVES, Marisa M. Brito da J.; ALMEIDA, Sandra Francesca C. de; CHAPERMAN, Mônica C. L.  e  BATISTA, Beatriz de P.. Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.2, pp. 2-11. ISSN 1414-9893.

O presente estudo teve como objetivo caracterizar a evolução das discussões sobre a formação e a atuação na área de Psicologia Escolar no Brasil. Foram analisados 102 trabalhos publicados nos Anais dos quatro Congressos Nacionais de Psicologia Escolar, promovidos pela ABRAPEE, entre os anos de 1991 e 1998. Os trabalhos foram agrupados em três categorias: Reflexões Teóricas, Relatos de Experiência e Relatos de Pesquisa. Os dados evidenciaram diversificação na produção do conhecimento na área de Psicologia Escolar; orientação de experiências de estágio numa direção mais preventiva e práticas profissionais que se referiram significativamente à atuação junto à comunidade escolar e aos professores.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Formação; Atuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português