SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Formação e atuação em psicologia escolar: análise das modalidades de comunicações nos congressos nacionais de psicologia escolar e educacionalEstresse ocupacional e Síndrome de Burnout no exercício profissional da psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Quem disse que é proibido ter prazer online?: identificando o positivo no quadro de mudanças atual. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.2, pp. 12-21. ISSN 1414-9893.

Este artigo tem como principal objetivo discutir alguns problemas de ordem psicológica gerados pela difusão das novas tecnologias da informação e pela nova organização social delas decorrente. Argumentamos que, enquanto certos problemas e conflitos são inevitáveis, ou estruturais, outros podem ser induzidos por visões negativas do novo. Essa argumentação é fundamentada em dados inesperados de uma pesquisa sobre o uso intensivo da Internet. Nesta, ficou evidente que os homens e mulheres entrevistados recorrem ao discurso de psicólogos e da mídia em geral para dar sentido às suas experiências online. Deparam-se, no entanto, com uma visão que insistentemente rotula de vício o uso intensivo da Rede. Sem dispor de discursos alternativos que lhes sirvam de guia, esses homens e mulheres, que simplesmente gostam de conversar online durante suas horas de lazer, passam a repudiar o prazer que desfrutam em suas horas de conexão.

Palavras-chave : Internet; Conflitos psicológicos; Prazer; Produtividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português