SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout no exercício profissional da psicologiaEnlaces transferenciais: reflexões sobre a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

OLIVEIRA, Eliane Caldas do Nascimento. O psicólogo na UTI: reflexões sobre a saúde, vida e morte nossa de cada dia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.2, pp. 30-41. ISSN 1414-9893.

O texto visa a investigar a constituição de noções de saúde, vida e morte por meio das práticas nas Unidades de Tratamento Intensivo, a partir da presença de um psicólogo. Como fundamentação teórica para reflexão, foram utilizadas referências da Antropologia, História e Psicanálise. A partir das observações e das experiências dos médicos, psicólogos e pacientes, verificou-se uma série de significações e saberes articulados na constituição das práticas para se manterem vivos os pacientes nas UTIs. As situações limite nessas unidades imprimem uma marca em quem ali passa, percebendo-se uma subjetividade vivida pelos indivíduos em suas experiências particulares.

Keywords : UTI; Saúde; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese