SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Enlaces transferenciais: reflexões sobre a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalarO saber e a prevenção no trabalho e na vida: representações de profissionais de saúde que trabalham com HIV/ Aids índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Atitudes frente à avaliação psicológica para condutores: perspectivas de técnicos, estudantes de psicologia e usuários. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.2, pp. 50-59. ISSN 1414-9893.

Este estudo procurou conhecer as atitudes frente à avaliação psicológica para condutores, considerando três grupos de indivíduos: técnicos, estudantes de Psicologia e pessoas que se submetem a esta avaliação para obtenção ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Um total de 196 pessoas responderam uma Escala de Atitudes frente a Avaliação para Condutores, composta de 20 itens. A maioria dos participantes era do sexo feminino (68%), universitário (71%) e já possuía habilitação para conduzir (54%); sua média de idade foi de 28 anos. Observou-se que, embora os respondentes tenham opinado que a avaliação psicológica era eficaz, julgavam que esta seria dispensável no processo de exame para a obtenção da CNH. As implicações deste estudo foram discutidas, assim como foram sugeridas alternativas para promover esta área de avaliação em Psicologia do Trânsito.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Condutor; Trânsito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português