SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Atitudes frente à avaliação psicológica para condutores: perspectivas de técnicos, estudantes de psicologia e usuáriosAmor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ANDRADE, Sônia Maria Oliveira de  e  TANAKA, Oswaldo Yoshimi. O saber e a prevenção no trabalho e na vida: representações de profissionais de saúde que trabalham com HIV/ Aids. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.2, pp. 60-69. ISSN 1414-9893.

A manutenção das práticas sexuais de risco dos heterossexuais levam ao aumento do número de casos de Aids em pessoas sem qualquer outra prática de risco senão as relações sexuais. Buscamos investigar e compreender as representações dos profissionais de saúde que trabalham com HIV/Aids sobre sua prática profissional, sobre os riscos no trabalho e na vida pessoal, considerando o conhecimento diferenciado que possuem. Os resultados mostraram que o conhecimento sobre Aids é utilizado como instrumento de trabalho e não para a vida pessoal. Para esses profissionais, o uso do preservativo é incompatível com o viver sexual cotidiano, como conseqüência de um conjunto de processos culturais e históricos; sexo seguro não se faz presente na vida pessoal desses profissionais até esse momento.

Palavras-chave : Aids; Prevenção; Prática profissional; Comportamento sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português