SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Acompanhar é uma barra: considerações teóricas e clínicas sobre o acompanhamento psicoterapêutico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SANTOS, Fabia Mônica Souza dos  and  MOURA, Maria Lucia Seidl de. A relação mãe-bebê e o processo de entrada na creche: esboços de uma perspectiva sociocultural. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.2, pp. 88-97. ISSN 1414-9893.

Este trabalho teve como objetivo expor algumas características da abordagem sociocultural do desenvolvimento humano e fazer uma interligação com o processo de entrada na creche, que hoje é uma instituição cada vez mais presente em nossa sociedade. Pretendeu-se discutir aspectos como a interação social, o caráter social, histórico, cultural e genético do desenvolvimento, articulando-os com a relação mãe-bebê e o processo de entrada na instituição, baseando-se principalmente nas idéias de Vygotsky e colaboradores. Entende-se tais fundamentos como essenciais na constituição do homem, em sua vida de relação e trocas sociais, portanto discutem-se noções como zona de desenvolvimento proximal, zona de construção, intersubjetividade e contextos de desenvolvimento.

Keywords : Interação social; Desenvolvimento; Creche; Relação mãe bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese