SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Uma contribuição à história do movimento psicanalítico: a trajetória de Wilhelm ReichA influência do afastamento por acidente de trabalho sobre a ocorrência de transtornos psíquicos e somáticos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

LIRA, Patrícia Oliveira  and  CARVALHO, Glória Maria Monteiro de. A lógica do discurso penitenciário e sua repercussão na constituição do sujeito. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp. 20-31. ISSN 1414-9893.

Neste estudo, coloca-se em questão o modo pelo qual se estrutura o sistema penitenciário, buscando uma articulação teórica que permita discutir o sujeito submetido ao discurso norteador de todo o sistema. Nesse sentido, parte-se das questões já abordadas por Foucault, para quem o discurso humanista que fundamenta o sistema penitenciário se constitui como um tipo de controle das condutas e de manutenção de poder. No entanto, procura-se incluir, nessas questões, a problemática da subjetividade implicada na lógica do aprisionamento a partir do referencial de sujeito pressuposto pela psicanálise.

Keywords : Sistema penitenciário; Discurso humanista; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese