SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A lógica do discurso penitenciário e sua repercussão na constituição do sujeitoA saída do sujeito sem alta médica: a discussão sobre a autonomia e a postura do profissional psicólogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

BORSONELLO, Elizabethe Cristina; SANTOS, Leila Cristina dos; SCHMIDT, Maria Luiza Gava  y  ANDRADE, Telma Gonçalves Carneiro Spera de. A influência do afastamento por acidente de trabalho sobre a ocorrência de transtornos psíquicos e somáticos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp. 32-37. ISSN 1414-9893.

O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre o afastamento por acidente de trabalho e a ocorrência de ansiedade e de depressão, averiguando se houve desencadeamento de transtornos somáticos e/ou transtornos nas relações sociais dos indivíduos. Em todos os casos estudados, constatamos que houve aumento significativo de sintomas após o afastamento e que o retorno ao trabalho foi impossibilitado devido à persistência da patologia e ao desenvolvimento de outras manifestações. Assim, o afastamento pôde ser considerado um estímulo estressor, pois além de causar transtornos psíquicos provocou alterações orgânicas.

Palabras clave : Acidente de trabalho; Ansiedade e depressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués