SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A influência do afastamento por acidente de trabalho sobre a ocorrência de transtornos psíquicos e somáticosO processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

COELHO, Adilson Rodrigues. A saída do sujeito sem alta médica: a discussão sobre a autonomia e a postura do profissional psicólogo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp. 38-45. ISSN 1414-9893.

Este texto analisa a saída do sujeito do ambiente hospitalar sem autorização do médico. Apresenta ainda uma concepção sobre a Ética, entendida como um processo dialético entre os costumes da sociedade e a afirmação da liberdade do sujeito. Em seguida, o texto aborda a Bioética explicitando a etimologia da palavra Autonomia e sua relação permanente com a Heteronomia, tecendo as principais críticas do século XIX e XX a esse conceito. O texto também destaca maneiras de se controlar a influência dos profissionais de saúde sobre os usuários e finalmente ressalta os aspectos importantes sobre a postura do profissional psicólogo frente à questão inicial.

Palavras-chave : Ética; Autonomia; Heteronomia; Postura do profissional psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português