SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3A saída do sujeito sem alta médica: a discussão sobre a autonomia e a postura do profissional psicólogoPor um programa preventivo em saúde mental do trabalhador na brigada militar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ANDRADE, Josemberg M. de; MEIRA, Girlene R. de Jesus Maja  and  VASCONCELOS, Zandre B. de. O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp. 46-53. ISSN 1414-9893.

Este trabalho tem como objetivo discutir as perspectivas e desafios do processo de orientação vocacional (OV) frente ao século XXI. A OV, ao ajudar o indivíduo a encontrar uma identidade profissional, auxilia na estruturação de sua identidade pessoal, favorecendo a elaboração de um projeto de vida. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia operacionaliza mudanças acentuadas no mercado de trabalho, fazendo com que este esteja sempre em uma contínua mudança. A nova realidade que vem se delineando no contexto brasileiro exige que a OV se adapte às mudanças sociais. Assim, alguns aspectos devem ser considerados e analisados com a finalidade de se alcançar a eficácia na OV, entre eles: o papel do profissional, que deve estar ciente da postura ética que deve assumir e a real finalidade da OV, que não deve apenas informar sobre as profissões, e sim, trabalhar o autoconhecimento e a questão da escolha em si.

Keywords : Orientação vocacional; Mudanças; Desafios e perspectivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese