SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Por um programa preventivo em saúde mental do trabalhador na brigada militarA histeria e a beleza: uma expressão no contexto cultural da atualidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ALMEIDA, Nemésio Dario Vieira de. Contemporaneidade X trânsito reflexão psicossocial do trabalho dos motoristas de coletivo urbano. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.3, pp. 62-69. ISSN 1414-9893.

Este é um artigo reflexivo, que tem por objetivo analisar a problemática psicossocial do trabalho dos motoristas de coletivo urbano na Cidade do Recife, os quais procuram, diariamente, nossos serviços no Departamento de Psicologia do DETRAN-PE. Partimos, então, da análise dos seguintes trabalhos realizados anteriormente: Fundação Joaquim Nabuco em Recife, Leny Sato em São Paulo e Ramos no Rio de Janeiro. A análise desses trabalhos aponta como principais estratégias utilizadas pelos motoristas: a racionalização, o individualismo e a passividade. A utilização dessas defesas permite ao trabalhador manter seu equilíbrio psíquico, e, ao mesmo tempo, favorece a alienação das causas do seu sofrimento, dificultando, assim, o processo de mudança das situações de trabalho.

Keywords : Contemporaneidade x trânsito; Psicossocial; Trabalho do motorista; Coletivo urbano.

        · abstract in English     · text in Portuguese