SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O político, o público e a alteridade como desafios para a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

TADEI, Emanuel Mariano. A mestiçagem enquanto um dispositivo de poder e a constituição de nossa identidade nacional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.4, pp. 2-13. ISSN 1414-9893.

Analisa a questão racial brasileira numa perspectiva foucaultiana. Ao invés de encarar a mestiçagem como um fenômeno natural, isto é, como se fosse o resultado de uma pré-disposição dos portugueses para a mistura étnica, trabalha com a hipótese de que ela é fruto de um dispositivo de poder. Descreve e analisa o desenvolvimento histórico do dispositivo de mestiçagem, demonstrando a participação que a Psicanálise e Arthur Ramos tiveram nele, levanta os problemas que tal dispositivo nos coloca hoje, impondo uma certa racionalidade presente de forma indelével no pensamento racial brasileiro.

Palavras-chave : Discurso racial brasileiro; dispositivo de mestiçagem; Análise de Discurso; Psicologia e pluralidade étnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )