SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A mestiçagem enquanto um dispositivo de poder e a constituição de nossa identidade nacionalDa cultura ao inconsciente cultural: psicologia e diversidade étnica no Brasil contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

AZEREDO, Sandra Maria da Mata. O político, o público e a alteridade como desafios para a psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.4, pp. 14-23. ISSN 1414-9893.

A idéia central do ensaio é que é necessário incluir a dimensão política na formação em Psicologia, na qual predomina um enfoque individualista, que mantém o sistema de desigualdade, impedindo o desenvolvimento da pluralidade e o ideal de bem comum. Questões de raça e etnia e outras diferenças devem ser tratadas juntamente com a questão do racismo. A autora fundamenta seu argumento a partir de sua experiência como professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde adota o grupo operativo como metodologia de ensino, considerando as relações de poder que se estabelecem no grupo.

Palavras-chave : Política; racismo; pluralidade; grupo operativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )