SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Da cultura ao inconsciente cultural: psicologia e diversidade étnica no Brasil contemporâneoDa cultura do dentro à etnicidade do fora: o devir como desafio à psicologia brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

OLIVEIRA, Caio Maximino de. Pluralidade racial: um novo desafio para a psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2002, vol.22, n.4, pp. 34-45. ISSN 1414-9893.

Esse artigo tem por objetivo analisar os elementos que constituem o racismo e a discriminação por meio de uma perspectiva psicossocial, demonstrando as raízes culturais das manifestações de preconceito e sua origem no mito do bode expiatório. Visa mostrar a nossa imersão quase completa na ideologia dominante, jogando principalmente com os conceitos de imaginário social, ideologia, hegemonia e autoridade e sua construção social. Apresenta um ponto de vista anti-autoritário e por meio deles, demonstra o desafio da Psicologia em se livrar dos grilhões impostos pela ideologia dominante que a impedem de ser ciência não comprometida com as classes dominantes.

Keywords : Racismo; ideologia; autoridade; imaginário social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )