SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Inovando métodos de ensino-aprendizagem na formação do psicólogoPsicologia escolar: um duplo desafio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CAMPOS, Cristiana Caldas Guimarães de  e  SOUZA, Solange Jobim e. Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 12-21. ISSN 1414-9893.

Este texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Como estratégia metodológica, enfatizamos a articulação de diferentes autores, sobre questões que abarcam os temas relativos à subjetividade, ao consumo e à mídia com fragmentos de entrevistas realizadas com pais, professores, crianças e adolescentes, abordando as transformações intersubjetivas na contemporaneidade. Na medida em que a construção do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época.

Palavras-chave : Infância; Mídia; Ética; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )