SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1“Está vazio”: desritualização e dispersão na oficina de rádioOs componentes do amor e a satisfação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BRANT, Luiz Carlos  e  GOMEZ, Carlos Minayo. Educação e estratégias dos trabalhadores de chão-de-fábrica para ocupação de cargos de chefia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 50-57. ISSN 1414-9893.

O presente artigo é resultado de um estudo das estratégias empreendidas por trabalhadores de chão-de-fábrica para ocupação de cargos de chefia. Foram pesquisados seis trabalhadores através da reconstrução de suas trajetórias e estratégias. Enquanto as estratégias da família estão centradas na educação pelo trabalho no lar e em pequenas oficinas e na troca de informações entre conhecidos, as dos trabalhadores de fábrica baseiam-se na conformidade, detenção de “macetes” e culpabilização do subordinado. A conclusão do estudo demonstra que as estratégias não são resultado de uma racionalidade, mas de um esforço que o trabalhador coloca em prática para conseguir emprego e mantê-lo face à sua precária profissionalização formal e pequeno capital sócio-cultural relacionado à sua origem de classe.

Palavras-chave : Psicossociologia do trabalho; Educação operária; Chão-de-fábrica; Gerenciamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )