SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Os componentes do amor e a satisfaçãoPercepção de homens e mulheres acerca de quem entrega um filho para adoção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ARPINI, Dorian Mônica. Repensando a perspectiva institucional e a intervenção em abrigos para crianças e adolescentes. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 70-75. ISSN 1414-9893.

O trabalho faz uma reflexão sobre a realidade institucional de abrigo para crianças e adolescentes, mostrando, através do discurso de adolescentes, como os mesmos a representam, bem como a importância de repensar, recuperar e investir no universo institucional superando os estigmas que acompanham a realidade das instituições como lugar do “fracasso”, permitindo que a mesma seja vista como um local de possibilidades, de acolhimento, de afeto e proteção, objetivo, aliás, que determinou sua origem. Dentro dessa perspectiva, o texto enfatiza a importância da intervenção da Psicologia nas instituições, auxiliando as mesmas através de um trabalho de assessoria no enfrentamento dos preconceitos, dificuldades e conflitos que caracterizam seu funcionamento.

Keywords : Instituições de abrigo; Crianças e adolescentes; Intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )