SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Repensando a perspectiva institucional e a intervenção em abrigos para crianças e adolescentesGravidez na adolescência: um novo olhar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MELLO, Ivana Suely Paiva Bezerra de  and  DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Percepção de homens e mulheres acerca de quem entrega um filho para adoção. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 76-83. ISSN 1414-9893.

Este trabalho tem como objetivo investigar como os indivíduos percebem a pessoa que entrega um filho para adoção e as circunstâncias que envolvem este ato. Para tal, foram entrevistados 10 adultos e, após a categorização das respostas por temas afins, foi montado um questionário que foi aplicado a 60 pessoas de diferentes idades e profissões, sendo 30 de cada sexo. As variáveis analisadas foram as seguintes: características de quem doa um filho, motivos que levam à doação, pontos positivos na doação de um filho, repercussões da doação na vida de quem doa e na vida da criança, justificativas para a doação de um filho e direito ao reencontro entre doador e o filho. Concluímos por uma maior abertura para com o tema, embora ainda permeado de contradições e ambivalências, tendo as mulheres se mostrado um pouco mais severas na percepção sobre os doadores e sobre a possibilidade do reencontro com o filho. Os homens, por sua vez, destacaram-se ao assinalar que a doação se dá por falta de preocupação com o filho, sendo tal resultado significativo.

Keywords : Doação/entrega; Pais que doam; Adoção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )