SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Preconceito no Brasil contemporâneo: as pequenas diferenças na constituição das subjetividadesEducação infantil e psicologia: para que brincar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVA, Rita de Cassia da. Uma reflexão sobre o trabalho docente a partir da análise do conceito de cenças. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 6-13. ISSN 1414-9893.

Este texto é uma reflexão sobre as crenças do professor que condicionam sua ação cotidiana e influenciam/determinam seus saberes/ações, tanto para o sucesso como para o insucesso escolar. Conhecêlas e interpretá-las pode ser um caminho ou um movimento para a transformação do trabalho docente. A partir dos conceitos de crenças, cotidiano, não-cotidiano e alienação, analisamos um trabalho realizado em uma escola da rede de ensino público paulista. O trabalho se constituiu de uma assessoria a um grupo de professores. Foi possível uma reflexão sobre as crenças e a postura dos professores, reflexão essa que indica perspectivas de mudanças.

Palavras-chave : Crenças; Professor; Cotidiano; Alienação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )