SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Uma reflexão sobre o trabalho docente a partir da análise do conceito de cençasProstituição juvenil: uma condição existencial em busca de seus sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LORDELO, Eulina da Rocha  e  CARVALHO, Ana Maria Almeida. Educação infantil e psicologia: para que brincar?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 14-21. ISSN 1414-9893.

Discute-se o lugar da brincadeira no currículo da educação infantil. A partir da nova LDB, coloca-se a tarefa de construir, ou reconstruir, em alguns casos, propostas de atendimento que contemplem as necessidades da criança em desenvolvimento. A mudança constitui um problema face à tendência à aplicação, por analogia, de um modelo de instituição escolar a essa faixa etária, evidente na organização do ambiente e das atividades proporcionadas à criança. Questiona-se a visão da brincadeira como meio através do qual a criança vai atingir objetivos escolares, representando uma visão de infância apenas como promessa de futuro, sem importância para o presente. Propõe-se uma orientação para a educação infantil que privilegie um conceito de desenvolvimento como adaptação atual.

Palavras-chave : Educação infantil; Brincar; Desenvolvimento; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )