SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Educação infantil e psicologia: para que brincar?A produção de conhecimento em psicologia: a análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MOLINA, Ana Maria Ricci. Prostituição juvenil: uma condição existencial em busca de seus sentidos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 22-29. ISSN 1414-9893.

A prostituição, no Brasil, vem sendo exercida por algumas crianças e adolescentes. Estudos apresentam como seus fatores constitutivos as questões estruturais (condição sócio-econômica desfavorável) e as simbólicas (relações de poder entre gênero e dinâmica familiar). Esta é uma pesquisa piloto, com embasamento teórico-metodológico sobre o estudo de produção de sentidos através das práticas discursivas. Com os estudos de casos, fez-se a análise do discurso das entrevistas realizadas com jovens que “fazem ponto” nas ruas de Ribeirão Preto/SP. Pode-se compreender a prostituição juvenil como um dispositivo capaz de produzir sentidos à suas histórias de vida, representações de resistência e sobrevivência a uma condição de solidão e revolta.

Palavras-chave : Prostituição juvenil; Problemas sociais; Produção de sentidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )