SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Prostituição juvenil: uma condição existencial em busca de seus sentidosIntervir ou não intervir, eis a questão!: Refletindo sobre a intervenção do pesquisador no campo pesquisado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

TOURINHO, Emmanuel Zagury. A produção de conhecimento em psicologia: a análise do comportamento. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 30-41. ISSN 1414-9893.

O artigo discute a proposta behaviorista radical de constituição da Psicologia como ciência do comportamento, destacando três conjuntos de questões: a) a noção de conhecimento com a qual opera, especialmente do ponto de vista da rejeição de princípios do positivismo lógico e adoção de uma concepção instrumental e relacional; b) uma interpretação da Psicologia como campo de saber que articula conteúdos filosóficos, científicos e aplicados e c) o programa de investigação dos fenômenos psicológicos orientado por um recorte externalista e por uma concepção selecionista de causalidade. A elaboração behaviorista radical é contrastada com concepções modernas acerca do homem, salientando-se seu alcance e seu caráter crítico e inovador na Psicologia e na cultura em geral.

Palavras-chave : Conhecimento psicológico; Behaviorismo radical; Análise do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )