SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A produção de conhecimento em psicologia: a análise do comportamentoO medo contemporâneo: abordando suas diferentes dimensões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ANDRADA, Edla Grisard Caldeira de. Intervir ou não intervir, eis a questão!: Refletindo sobre a intervenção do pesquisador no campo pesquisado. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 42-47. ISSN 1414-9893.

Este trabalho é parte de dissertação de mestrado e contempla intervenções como psicóloga em uma creche pública de Florianópolis, conseqüência das observações e vivências enquanto pesquisadora na creche em questão. A pergunta que serviu de impulso para ir além do papel de pesquisadora e de estar junto ao grupo de profissionais, modificando quadros estagnados que interferem no bem-estar das crianças lá atendidas, foi a seguinte: como poderiam ser observadas situações que interferem negativamente no bem-estar dessas crianças e deixar passar um ano até que fosse possível trazer resultados da pesquisa? A intervenção, assim, se fez necessária durante a pesquisa.

Palavras-chave : Psicólogo; Pesquisador; Pesquisar; Intervir.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )