SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Intervir ou não intervir, eis a questão!: Refletindo sobre a intervenção do pesquisador no campo pesquisadoA saúde e o bem-estar espiritual em adultos porto-alegrenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SANTOS, Luciana Oliveira dos. O medo contemporâneo: abordando suas diferentes dimensões. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 48-49. ISSN 1414-9893.

Este trabalho tem o objetivo de descrever as fisionomias que o medo adquire no cenário contemporâneo. Embora esteja entre as emoções consideradas básicas no homem, o medo é tomado aqui como uma emoção que é também construída socialmente (Solomon, 1995; Costa, 1998). Estudamos como o medo passou por um processo de internalização que pode ser descrito na atualidade, a partir de algumas configurações características, como o medo patologizado, tal como ocorre na chamada síndrome do pânico, a busca do prazer através do medo e as precauções em torno da segurança pessoal. Tais modalidades de medo se acham associadas ao chamado mal-estar contemporâneo, relacionado aos traços da cultura em que vivemos.

Palavras-chave : Medo; Pânico; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )