SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O medo contemporâneo: abordando suas diferentes dimensõesCiberespaço: nova realidade, novos perigos, novas formas de defesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MARQUES, Luciana Fernandes. A saúde e o bem-estar espiritual em adultos porto-alegrenses. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 56-65. ISSN 1414-9893.

A proposta deste estudo é investigar a inter-relação entre o bem-estar espiritual e a saúde geral. Foram aplicados a Escala de Bem-estar Espiritual (Paulotzian e Ellison, 1982) e o Questionário de Saúde Geral (Goldberg, 1972), para uma amostra não-clínica de 506 pessoas, entre 16 e 78 anos, residentes em Porto Alegre (RS). A análise estatística dos dados mostrou que há uma correlação positiva significativa entre saúde e bem-estar espiritual. As aplicações deste estudo apontam para uma inclusão da espiritualidade na concepção de saúde, unida às dimensões biológica, psicológica e social e confirma que a espiritualidade pode fazer uma importante contribuição para a promoção da saúde e prevenção da doença.

Palavras-chave : Espiritualidade; Bem-estar espiritual; Psicologia tanspessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )