SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A saúde e o bem-estar espiritual em adultos porto-alegrensesHipertensão arterial em idosos atendidos em grupos de aconselhamento: Comentários a partir de um estudo descritivo preliminar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Ciberespaço: nova realidade, novos perigos, novas formas de defesa. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 66-75. ISSN 1414-9893.

A mídia, nacional e internacional, vem divulgando à exaustão vários tipos de perigo que supostamente rondam a utilização da Internet. Por trás dessa divulgação, parece estar um pressuposto que desafia a Psicologia: o de que somos indefesos para lidar com a nova realidade do ciberespaço. Resultados inesperados de uma pesquisa sobre o uso intensivo da Internet, no entanto, mostram o contrário. A partir destes, novas estratégias de auto-proteção online, que visam principalmente à preservação da intimidade, puderam ser identificadas. Essas estratégias envolvem diferentes formas de utilização, por parte dos usuários, dos próprios programas e recursos tecnológicos disponíveis.

Palabras clave : Intimidade; Defesa; Auto-proteção; Recursos digitais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )