SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Ciberespaço: nova realidade, novos perigos, novas formas de defesaEscuta analítica no hospital geral: some implications with the analyst’s desire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

VIEIRA, Vidigal de Andrade  e  CASTIEL, Luis David. Hipertensão arterial em idosos atendidos em grupos de aconselhamento: Comentários a partir de um estudo descritivo preliminar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp. 76-83. ISSN 1414-9893.

O Brasil vem apresentando um processo de transição em sua estrutura demográfica, onde se evidencia a queda da natalidade e o aumento da expectativa de vida. Como conseqüências indesejáveis do envelhecimento populacional, sem uma correspondente reestruturação e melhoria na organização dos diversos níveis de atenção à saúde, observa-se o aumento das morbidades pelas doenças crônicodegenerativas, crescente demanda aos serviços de saúde, especialmente na saúde pública, e a redução na qualidade de vida da população idosa e sem recursos financeiros. A presença da doença na vida das pessoas provoca novas ordenações de seus valores pessoais, objetivos de vida e percepções sobre o mundo. A necessidade dessas freqüentes mudanças na vida dos indivíduos e dos grupos sociais determina a elaboração de novas estratégias de enfrentamento na ordenação dos papéis sociais o que, por sua vez, dificulta a implementação de medidas preventivas e de promoção à saúde.

Palavras-chave : Aconselhamento; Cultura; Hipertensão arterial; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )