SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Concepts on criminality and policing modelsThe clinical practice in a psychosocial approach: constructing a dialogue between the psychologist and the client known as "psychotic" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SANTOS, Moara de Medeiros Rocha  and  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. A clínca da intersexualidade e seus desafios para os profissionias de saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.3, pp. 26-33. ISSN 1414-9893.

A partir de uma revisão crítica da literatura sobre a intersexualidade, discutem-se as abordagens clínicas adotadas em casos de ambigüidade da genitália externa e/ou interna, diagnosticados como pseudo-hermafroditismo masculino, pseudo-hermafroditismo feminino e hermafroditismo verdadeiro. Tendo em vista a necessidade de fundamentação nas questões concernentes ao desenvolvimento psicológico, em especial a aquisição da identidade de gênero e o desempenho do papel de gênero, são enfatizadas as dificuldades envolvidas na tomada de decisão terapêutica e acompanhamento pelos profissionais que integram a equipe de saúde. Visando fornecer sugestões para futuros trabalhos nos planos científico e assistencial é traçado um panorama das recentes pesquisas.

Keywords : Intersexualidade; Hermafroditismo; Clínica; Profissionais de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )