SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The intersexuality and its challenges for health professionalsPsychology and education in the municipality context: some contributions towards new practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

VIEIRA FILHO, Nilson Gomes  and  MORAIS, Sílvia Raquel Santos de. A prática da clínica psicossocial: Construindo o diálogo com o cliente dito "psicótico". Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.3, pp. 34-41. ISSN 1414-9893.

Trata-se de uma pesquisa participante que focaliza a dialogicidade, subjacente à prática clínica psicossocial, com o cliente dito "psicótico", no contexto de uma clínica-escola federal. Nessa, os observadores, trabalhando em sistema terapêutico investigativo (STI), selecionaram uma amostra de sessões individuais. A análise efetuada destaca que a empatia, a disponibilidade, a solidariedade e a transferência amistosa seriam indispensáveis para manter a dialogicidade. A prática das entrevistas clínicas tendem a acompanhar as variações de enquadre e momentos de sofrimento do cliente. Entretanto, a identificação do cliente ao papel de doente/louco e a falta de serviço de reinserção social teriam dificultado a eficácia terapêutica.

Keywords : Atenção psicossocial; Psicose; Dialogicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )