SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Distribution and action of psychologists at the brasilian public health systemSome considerations on the psychological practice in formal education contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GUIMARAES, Rodrigo Pinto. Deixando o preconceito de lado e entendendo o Behaviorismo RadicalPutting prejudice aside and understanding the radical behaviorism. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.3, pp. 60-67. ISSN 1414-9893.

O Behaviorismo Radical de Skinner é muitas vezes criticado de forma indevida e até preconceituosa. Muitas destas críticas, na verdade, são críticas da psicologia de Watson e não do Behaviorismo Radical. O entendimento das diferenças entre os modos idealista e materialista de pensar ajuda a esclarecer a maneira de estudar e compreender o comportamento para o Behaviorismo Radical, bem como a sua posição anti-mentalista. O estudo da história da evolução do Behaviorismo é necessário para possibilitar o entendimento das diferenças entre o Behaviorismo Metodológico de Watson e o Behaviorismo Radical de Skinner, bem como das suas respectivas contribuições para a psicologia.

Keywords : Methodological behaviorism; Radical behaviorism; Differences.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )