SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Distribuição e atuação dos psicólogos na rede de unidades públicas de saúde no BrasilReflexões sobre a atuação do(a) psicólogo(a) em contextos de escolarização formal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GUIMARAES, Rodrigo Pinto. Deixando o preconceito de lado e entendendo o Behaviorismo RadicalPutting prejudice aside and understanding the radical behaviorism. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.3, pp. 60-67. ISSN 1414-9893.

O Behaviorismo Radical de Skinner é muitas vezes criticado de forma indevida e até preconceituosa. Muitas destas críticas, na verdade, são críticas da psicologia de Watson e não do Behaviorismo Radical. O entendimento das diferenças entre os modos idealista e materialista de pensar ajuda a esclarecer a maneira de estudar e compreender o comportamento para o Behaviorismo Radical, bem como a sua posição anti-mentalista. O estudo da história da evolução do Behaviorismo é necessário para possibilitar o entendimento das diferenças entre o Behaviorismo Metodológico de Watson e o Behaviorismo Radical de Skinner, bem como das suas respectivas contribuições para a psicologia.

Palavras-chave : Methodological behaviorism; Radical behaviorism; Differences.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )