SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4A psicologia a serviço do outro: ética e cidadania na prática psicológicaO insight na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

REIS, Izabel Cristina da Silva. Formação acadêmica, comportamento em sala de aula e vida: relato de uma experiência com alunos de administração. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.4, pp. 16-21. ISSN 1414-9893.

O artigo tem por finalidade relatar uma experiência vivida com alunos do curso de Administração em uma faculdade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Procura identificar e analisar as dissonâncias vivenciadas por esses alunos durante a graduação, a sua visão de mundo e a maneira pela qual passam por experiências desconhecidas. Discute ainda a importância que os conteúdos das disciplinas integrantes dos currículos têm sobre suas vidas e sua formação, relacionando-os à forma como o ensino universitário está estruturado no Brasil. Finalmente, propõe alternativas que visam à redução da dissociação teoria-prática, tendo em vista os novos desafios impostos à Administração em decorrência das profundas mudanças nos cenários político, econômico e social, refletindo de forma significativa as relações capital x trabalho e principalmente, as relações de trabalho dentro das organizações.

Palavras-chave : Comportamento; Gestão; Trabalho; Dissociação teoria x prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )