SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Repercussões psicológicas do adoecimento e tratamento em mulheres acometidas pelo câncer de mamaO operar de um coletivo na web índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GOMIDE, Paula Inez Cunha; GUIMARAES, Ana Maria de Abreu  e  MEYER, Patrícia. Análise de um caso de extinção do poder familiar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.4, pp. 42-47. ISSN 1414-9893.

Este estudo procurou demonstrar os caminhos percorridos pelos pesquisadores para constituírem um processo de destituição do poder familiar a partir da análise cuidadosa da documentação de uma criança, abrigada por maus tratos, há três anos sem a visita dos pais. Foram realizadas observações e entrevistas com seus familiares para que um pleno convencimento sobre os devidos encaminhamentos fossem tomados. Ao final do estudo, o processo foi instaurado a pedido do próprio pai da criança que instituiu, inclusive, advogada para dar andamento ao caso. O poder familiar foi cassado e a criança colocada para adoção.

Palavras-chave : Família; Psicologia jurídica; Adoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )