SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Análise de um caso de extinção do poder familiarPerspectivas em psicologia institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

EIDELWEIN, Karen  e  MARASCHIN, Cleci. O operar de um coletivo na web. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.4, pp. 48-55. ISSN 1414-9893.

Analisamos o operar de um grupo de discussão na WEB buscando identificar seu agenciamento enquanto coletivo autoprodutivo. Estabelecemos sete indicadores de operação e cinco categorias temáticas. A visualização de cada um dos indicadores de operação em cada uma das categorias temáticas possibilitou compreender o operar do grupo como decorrente das próprias relações que foram sendo estabelecidas, em um processo autoprodutivo, de causalidade recursiva. Foi possível argumentar que o grupo apresentou indícios de um modo de instituir-se capaz de apontar para outras formas de relação em torno da construção de objetos coletivos teóricos voltados para a ação fora do espaço digital.

Palavras-chave : WEB; Psicologia social; Grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )