SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4O operar de um coletivo na webPesquisa-intervenção e a produção de novas análises índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FERNANDES, Angela Maria Dias; ROZENOWICZ, Adriana; FREITAS, Elaine Cristine de Moura  e  FERREIRA, Joseane Pessanha. Perspectivas em psicologia institucional: investigação/intervenção em escolas públicas da Maré. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003, vol.23, n.4, pp. 56-63. ISSN 1414-9893.

Este texto pretende apresentar os resultados da investigação realizada em escolas públicas da Maré/RJ. O objetivo da pesquisa era tornar visíveis os efeitos das ações de um programa social que se desenvolvia nas escolas, buscando a construção de um instrumento de avaliação de projetos sociais assentada na perspectiva de participação e coletivização. A metodologia adotada é denominada de investigação/intervenção, tendo como base ferramentas da Análise Institucional. Foi possível apreender a dinâmica das relações sociais produzidas a partir da inserção de novos atores sociais no cotidiano escolar, ganhando visibilidade as práticas instituídas e os limites das forças que se pretendem instituintes.

Palavras-chave : Psicologia social; Educação; Análise institucional; Metodologia de pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )