SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1E agora ... de quem, cuidarei?”: o cuidar na percepção de idosas institucionalizadas e não institucionalizadasO psicólogo nas instituições hospitalares: características e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FALEIROS, Elizabeth Amelio. Aprendendo a ser psicoterapeuta. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 14-27. ISSN 1414-9893.

Este estudo investiga, na perspectiva de Jacob Levy Moreno, a concepção que alunos de Psicologia têm sobre o que é ser psicoterapeuta, quais elementos são necessários para o desenvolvimento dessa tarefa e os fatores impeditivos para realizá-la. Propõe formas de soluções para o desempenho daquela função, favorecendo a reflexão sobre a importância dessa tarefa e a responsabilidade do profissional junto ao paciente. A metodologia utilizada é a qualitativa, pois esta permite abordar dimensões da subjetividade dos sujeitos. Os resultados revelam que os alunos possuem em sua concepção os alicerces básicos, cujos indicadores são apontados por Moreno e por outros autores, percebem os requisitos básicos que constituem a essência do papel de terapeuta, evidenciam críticas realistas sobre os fatores limitadores e sugerem ações pedagógicas para minimizá-los.

Palavras-chave : Psicoterapeuta; Psicoterapia; Relação terapeuta-paciente; Psicodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )