SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Aprendendo a ser psicoterapeutaFenomenologia do onírico: a gestalt-terapia e a daseinsanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MARCON, Claudete; LUNA, Ivana Jann  e  LISBOA, Márcia Lucrécia. O psicólogo nas instituições hospitalares: características e desafios. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 28-35. ISSN 1414-9893.

Este artigo tem como objetivo apresentar dados empíricos sobre a inserção do psicólogo em hospitais da Grande Florianópolis, relacionando-os com outras pesquisas regionais. Foi realizada uma pesquisa de levantamento para descrever as características sociodemográficas, formação profissional e atividades profissionais de todos os psicólogos que atuam nos hospitais da Grande Florianópolis. Observou-se que a maioria dos dados obtidos na Grande Florianópolis aproximam-se daqueles observados em Curitiba, Distrito Federal e Natal. Conclui-se que o desafio dos psicólogos da Grande Florianópolis, como em outros Estados brasileiros, ainda consiste em ampliar o número de profissionais e os locais de atuação, além de consolidar o modelo de atenção integral à saúde.

Palavras-chave : Saúde; Psicologia; Hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )