SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Fenomenology and dreams: gestalt-therapy and deseinsanalysisThe body´s domination in the administrated world: one question to the social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MOURA, Solange Maria Sobottka Rolim de  and  ARAUJO, Maria de Fátima. A maternidade na história e a história dos cuidados maternos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 44-55. ISSN 1414-9893.

Neste artigo, discute-se a naturalização de conceitos e práticas relacionadas à maternidade e aos cuidados maternos, associando-se sua construção social às modificações pelas quais a família tem passado, na Europa e no Brasil, a partir das transformações que permitiram a organização dos Estados modernos e acompanharam a instalação da ordem econômica burguesa. Enfoca-se a maneira como o discurso médico colaborou na promoção de novas formas de relação familiar pelo favorecimento de características específicas para o papel materno, destacando-se a participação tanto da Medicina quanto da Psicologia na instituição das novas configurações que os processos de subjetivação têm assumido na atualidade.

Keywords : Maternidade; Família; Modernidade; Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )