SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A dominação do corpo no mundo administrado: uma questão para a psicologia socialPsicoterapia psicanalítica e acompanhamento terapêutico: uma aliança de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LOURENCO, Lara Cristina d’Avila. Reflexões sobre a violência e o homem contemporâneo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 64-73. ISSN 1414-9893.

Esta resenha propõe uma reflexão sobre a violência subjacente a determinadas situações humanas. Para tanto, foi feita uma análise do homem ocidental contemporâneo e de suas formas de vida, baseada em idéias das teorias psicanalíticas de Freud e Lacan e nas perspectivas de Heidegger e Merleau-Ponty. Nosso raciocínio parte do pressuposto de que a civilização só é capaz de inibir a agressividade do homem mediante promessas que o favoreçam. Assim, perguntamo-nos: que promessas são feitas hoje? Essa questão orienta nossas hipóteses sobre o homem atual, entre elas, a de que hoje há uma reificação da condição humana.

Palavras-chave : Agressividade; Civilização; Homem; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )