SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Reflexões sobre a violência e o homem contemporâneoA passagem interna da modernidade para a pós-modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

QUAGLIATTO, Helga de Souza Machado  e  SANTOS, Ricardo Gomides. Psicoterapia psicanalítica e acompanhamento terapêutico: uma aliança de trabalho. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 74-81. ISSN 1414-9893.

O objetivo do artigo é refletir sobre a possibilidade de formação de uma aliança de trabalho entre psicoterapia psicanalítica e outras práticas psicoterápicas no atendimento a pacientes com psicopatologias graves. Apresentamos o caso clínico de um adolescente borderline que, em função do surto psicótico, tem seu tratamento reformulado, passando a contar com um acompanhante terapêutico. A aliança de trabalho formada busca envidar esforços clínicos na mesma direção: a promoção da qualidade de vida mental e social do paciente. Por fim, desenvolvemos algumas considerações sobre os ganhos psicoterapêuticos de uma postura inovadora e interdisciplinar, bem como sobre as particularidades de cada atendimento clínico.

Palavras-chave : Psicoterapia; Acompanhamento terapêutico; Psicopatologia; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )