SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Psicoterapia psicanalítica e acompanhamento terapêutico: uma aliança de trabalhoA psicologia face aos novos progressos da genética humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. A passagem interna da modernidade para a pós-modernidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 82-93. ISSN 1414-9893.

A passagem da modernidade para a pós-modernidade vem sendo intensamente estudada de uma perspectiva macro, ou social. São, no entanto, poucos os estudos que procuram compreender como está dando-se essa transição do ponto de vista micro, ou individual. Esse é o objetivo do presente trabalho. Uma análise do discurso de jovens entre 18 e 25 anos sobre o seu uso de telefones celulares deu visibilidade parcial a essa transição interna e permitiu identificar um processo de interpenetração de campos semânticos que dá concretude psicológica a algumas das principais características do mundo contemporâneo: seu imediatismo e sua fluidez.

Palavras-chave : Modernidade; Pós-modernidade; Celulares; Jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )