SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A psicologia face aos novos progressos da genética humanaSobre a retórica da exclusão: a incidência do discurso ideológico em serviços substitutivos de cuidado a psicóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

DEA, Hilda Regina Ferreira Dalla; SANTOS, Elcio Nogueira dos; ITAKURA, Erick  e  OLIC, Tatiana Bacic. A inserção do psicólogo no trabalho de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp. 108-115. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho discute a inserção do profissional de Psicologia no trabalho preventivo ao uso de álcool e outras drogas. Analisa os dados epidemiológicos disponíveis sobre o consumo de drogas no Brasil, que caracterizam o uso abusivo de álcool como um grave problema de saúde pública em nosso país. Mostra que, como em outras parcelas da população, o consumo de álcool e drogas por universitários demanda o desenvolvimento de trabalhos preventivos específicos, descreve uma oficina de redução dos riscos associados ao abuso de álcool por universitários e discute ainda os pressupostos das estratégias preventivas de redução de danos. Finalmente, salienta a importância da inserção do psicólogo nesse trabalho e de sua capacitação, não somente no que diz respeito à prática clínica, mas também à sua atuação no desenvolvimento de trabalhos preventivos.

Palavras-chave : Psicólogo; Prevenção; Alcoolismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )