SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Algumas considerações sobre o parecer psicológico na justiça da infância e da juventudeAtuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GALINDO, Wedna Cristina Marinho. A construção da identidade profissional docente. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp. 14-23. ISSN 1414-9893.

O artigo apresenta síntese da monografia do Curso de Bacharelado em Psicologia da UFPE. Consta de discussão teórica sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, que é considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva.

Palavras-chave : Identidade profissional; Identidade docente; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )