SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The subject’s identification and constitutionManagement and of impression and selecting interview: chameleons in spot author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

HOLANDA, Adriano Furtado  and  KARWOWSKI, Silvério Lucio. Produção acadêmica em gestalt-terapia no Brasil: análise de mestrados e doutorados. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp. 60-71. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama preliminar da produção acadêmica realizada sob a ótica da Gestalt-terapia e da abordagem gestáltica, no âmbito dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), realizados em instituições de formação e pesquisa do Brasil. Trata-se de um projeto que visa a catalogar toda a produção referente à Gestalt-terapia e à abordagem gestáltica. Nesta primeira etapa, foram catalogadas e analisadas 35 dissertações de mestrado e teses de doutorado, defendidas no Brasil, entre 1982 e 2002. Foi realizada uma análise qualitativa dos resumos dessas produções, procurando-se observar os direcionamentos desses trabalhos com a abordagem de três “eixos temáticos”, definidos como “fundamentos”, “teoria” e “técnica”. Observou-se uma ênfase em trabalhos com temática epistemológica, principalmente em produções mais recentes, demonstrando uma preocupação dos profissionais com a fundamentação da Gestalt-terapia. Aliado a isso, observa-se, ainda, uma diversificação nas temáticas desenvolvidas, demonstrando uma ampliação dos eixos de ação da Gestalt-terapia para além do campo clínico.

Keywords : Gestalt-terapia; Produção acadêmica; Mestrado; Doutorado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )