SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Produção acadêmica em gestalt-terapia no Brasil: análise de mestrados e doutoradosAtestado de exclusão com firma reconhecida: o sofrimento do presidiário brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GRISCI, Carmem Ligia Iochins  e  CARVALHO, Maria Luisa. Gerenciamento de impressão e entrevista de seleção: camaleões em cena. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp. 72-85. ISSN 1414-9893.

O artigo trata das relações entre gerenciamento de impressão (GI) e comportamento de candidatos a cargos de gerência intermediária e de selecionadores em entrevista de seleção. Trata-se de pesquisa exploratória, realizada em duas consultorias de RH, tendo como sujeitos trinta candidatos e quatro selecionadoras. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, observações diretas e fontes documentais, sendo analisados à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que candidatos e selecionadoras empregam estratégias e táticas de GI durante a entrevista de seleção. Percebe-se, ainda, uma homogeneização das orientações oferecidas aos candidatos, bem como do comportamento destes durante a entrevista de seleção, que resulta de modos de subjetivação ou de produção de estilos de vida que constroem sujeitos camaleônicos.

Palavras-chave : Gerenciamento de impressão; Entrevista de seleção; Recursos humanos; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )