SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Atestado de exclusão com firma reconhecida: o sofrimento do presidiário brasileiroO psicólogo como facilitador da interação familiar no ambiente de cuidados intensivos neonatais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

RONCAGLIO, Sônia Maria. A relação professor-aluno na educação superior: a influência da gestão educacional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp. 100-111. ISSN 1414-9893.

Este artigo trata da relação professor-aluno na educação superior e da influência que esta recebe da gestão educacional. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfico, englobando entrevistas e observação de campo, com alunos e professores de um curso de Pedagogia, no segundo semestre de 2002. Como resultado, verificou-se que a gestão educacional interfere na relação professor-aluno, em três níveis, concomitantemente: através das tomadas de decisão do gestor no processo pedagógico em geral; especificamente, em seu relacionamento com o professor e com o aluno e na orientação deste nas suas dificuldades e vicissitudes. Conclui-se que há necessidade de coerência entre teoria e prática na organização do trabalho pedagógico do professor e maior integração entre gestor e professor para melhor compatibilizar interesses e objetivos educacionais.

Palavras-chave : Relação professor-aluno; Gestão educacional; Educação superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )