SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The psychologist as a facilitator of family intervention in case of neonatal intensive care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PELAEZ DORO, Maribel et al. O câncer e sua representação simbólica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp. 120-133. ISSN 1414-9893.

Apesar dos avanços científicos e da revolução tecnológica, o conceito do câncer ainda está associado a sofrimento e morte. Sendo assim, essa conotação negativa é desfavorável para o desenvolvimento de atitudes preventivas. Com o presente estudo, objetiva-se investigar a representação simbólica do câncer em profissionais da área de saúde, pacientes, familiares e população em geral. Para tal, investigaram-se, através de um questionário, as imagens simbólicas que permeiam a atitude de cada um perante a convivência com o câncer. Os resultados indicaram informações ricas de subjetividade, independentemente das diferenças demográficas. A imagética interfere na percepção, na reação e na distribuição do tempo que cada um determina para a escuta da singularidade daquele que adoece com o câncer e/ou com a contaminação simbólica. Na medida em que o fantasma da morte acompanha o paciente em seus movimentos, espera-se que este estudo possa contribuir para que se busquem formas de aprimoramento do tratamento do paciente com câncer. No entanto, para ajudar o outro, é preciso, primeiramente, redimensionar a própria formação imagética; afinal, nós, profissionais da área de saúde, também somos semeadores das imagens que se reproduzem ao longo dos séculos, apesar de toda a evolução científica.

Keywords : Câncer; Representação simbólica; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )