SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3De Piaget a Gilligan: retrospectiva do desenvolvimento moral em psicologia um caminho para o estudo das virtudesViolência, ética e direito: implicações para o reconhecimento da violência doméstica contra crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FLORES, Adriana Mayon N.  e  COSTA JUNIOR, Áderson L.. O manejo psicológico da dor de cabeça tensional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp. 24-33. ISSN 1414-9893.

A cefaléia de tensão constitui um dos tipos mais freqüentes de dor de cabeça, embora, etiologicamente, mal compreendida. Ocasiona uma série de comportamentos de evitação que desencadeiam conseqüências físicas, sociais e psicológicas nos indivíduos afetados. O presente trabalho, além de uma revisão da literatura sobre as variáveis contextuais envolvidas nesse transtorno e nas modalidades de tratamento, descreve uma metodologia de investigação capaz de identificar as relações estabelecidas entre o indivíduo, a doença e o meio social. Concluiu-se que uma perspectiva biopsicossocial, integrada a um plano de investigação sustentado por uma formulação comportamental, possibilita uma intervenção mais eficiente, individualizada e sistêmica.

Palavras-chave : Cefaléia de tensão; Formulação comportamental; Análise funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )